Post

Mitos sobre a Constelação Familiar

Existem muitas ideias acerca das Constelações Familiares.

O nome Constelação Familiar vem de:  original do trabalho desenvolvido por Bert Hellinger em alemão é Familienaufstellung e significa, numa tradução literal, “Colocação [Representação] familiar”.

Ideias, pensamentos, teorias, opiniões, experiências desagradáveis que, muitas e muitas vezes, são equivocadas.

Isso acontece com frequência, sempre que algo relativamente novo, é descoberto e divulgado, em qualquer área. Isso também faz parte da vida.

Certos “mitos” sobre as coisas todas, surgem quando não há interesse na compreensão do embasamento, por exemplo, do trabalho da Constelação Familiar.

Alguém, ouviu dizer de alguém, que também ouviu de outros, que a Constelação Familiar é religião, é adivinhação, é milagre, é solução mágica, é seita, é paranormalidade, é farsa, que tem relação com as estrelas, astrologia, e um montão de coisas.

Não! Constelação Familiar é um trabalho criado pelo alemão Bert Hellinger (in memoriam), nascido em 1925, formado em Teologia, Pedagogia, trabalhou 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os zulus na África do Sul, formação e experiência como Psicanálise, Terapia Primal, Análise Transacional, Hipnoterapia e Terapia Familiar, desenvolveu um método original de constelações sistêmicas largamente difundido em todos os continentes.

Bert Hellinger em seus inúmeros seminários e atendimentos pelo mundo, observou, compreendeu, formatou o que nominou como ORDENS DO AMOR.

O que são as ORDENS DO AMOR?

São três leis OCULTAS que regem os relacionamentos humanos, através das gerações e membros das famílias.

Constelação Familiar, trata dos RELACIONAMENTOS humanos. Todos eles.

É disso que se trata, em uma sessão de Constelação Familiar.

Neste trabalho, quando alguém o procura, o que realmente importa, é a observação dos relacionamentos, como eles acontecem, principalmente na família de origem.

A partir deste ponto, os movimentos acontecem no campo fenomenológico e assim é percebido por todos, independente de religião, ideias, opiniões e tipos de personalidades.

O que se mostra neste campo são as Ordens do Amor: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio entre o dar e tomar.

Aos que desejam aprofundar-se na compreensão do trabalho de Constelação Familiar, a sugestão é que leiam os livros escritos por Bert Hellinger, tais como: No Centro Sentimos Leveza, A Simetria Oculta do Amor e a biografia, Meu trabalho, minha vida.


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

Sobre

Elaine Carvalho

Meu nome é Elaine. Sou filha de Francisco e Maria.

Resido e trabalho na cidade de São Paulo – Brasil, com atendimentos em Constelação Familiar e Terapia com Abordagem Transpessoal. São atendimentos distintos.

Faz 30 anos que iniciei minha jornada no autoconhecimento com diversas formações terapêuticas em variadas linhas da transpessoalidade.

As artes estão neste caminho que segui. Minha formação no Teatro me encaminhou ao autoconhecimento.

E sigo nesta jornada até quando me for permitido.

Formação:

• Curso Guidework com base nos ensinamentos do Pathwork Eva Pierrakos e John Pierrakos
• Curso Crescendo com Nossos Relacionamentos segundo a visão sistêmica
• Seminário Leis Básicas dos Relacionamentos Humanos Aplicados aos Negócios com Bert Hellinger
• Graduação no Curso Tecnologia em Eventos
• Formação em Constelações Familiares. Formação Avançada em Constelações Familiares e Empresariais. Curso História do Brasil abordagem Sistêmico-Fenomenológica.
• Curso Fitoterapia Indígena e Medicina da Floresta
• Terapia Brevíssima – Espaço da Espiritualidade Independente
• Curso PNLF abordagem sistêmico-fenomenológica
• Pós-graduação em Psicologia com Abordagem Transpessoal

+ 0
Anos de Experiência